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Psicologia

  • Período: Matutino/Noturno
  • Formação: Bacharel
  • Carga horária: 4.000 horas horas/aulas
  • Duração: 10 semestres (cinco anos)
  • Mensalidade 2013: R$ 675,84
  • Ato legal de reconhecimento do curso: Decreto Presidencial n.º 73.258, de 06 de dezembro de 1973, D. O. U. de 07/11/73.
  • O Curso
  • Coordenação
  • Corpo Docente
  • Projeto Pedagógico
  • Infraestrutura
  • Atividades Acadêmicas

O Curso de Psicologia da Universidade Braz Cubas conserva o compromisso com o desenvolvimento de uma sólida formação científica, o exercício da cidadania e uma rigorosa postura ética que garantam uma perspectiva abrangente e integrada ao desempenho no futuro profissional, baseando sua formação em sólidos princípios e compromissos.

Com isso, propõe-se a formar profissionais capazes de atuar em consultório particular, realizar intervenções institucionais e em meio aberto, mas, ao mesmo tempo, vem aprofundando a discussão sobre as habilidades que o curso deve desenvolver em seus alunos e sobre os conteúdos básicos essenciais ao exercício da profissão, a partir dos quais o graduado será capaz de continuar seu aprendizado, tendo consciência da necessidade e da importância do aprimoramento profissional contínuo.

Desta forma, todos seus esforços são para garantir que seu currículo possa expressar a marca de uma nova visão do processo educativo no cenário contemporâneo, formando profissionais que dominem as competências e habilidades correspondentes à sua área de atuação, englobando: 1) aspectos científicos, culturais e sociais 2) a oportunidade de construção de um conhecimento interdisciplinar 3) o domínio teórico e descritivo dos processos psicológicos básicos 4) competência para compreender as relações dinâmicas e recíprocas entre os conhecimentos específicos dos diversos enfoques teóricos na Psicologia, aliando teoria e prática 5) formação básica em pesquisa, com desenvolvimento da capacidade de análise, investigação e crítica.

Perfil do profissional:

Atualmente, há uma nítida insuficiência na cobertura das necessidades psicológicas da população. Embora difícil de precisar, a demanda reprimida deve orbitar, no mínimo, em torno do dobro daquelas que se podem prospectar pelas relações entre o número de psicólogos e os números que segmentam nossa população total (pelos diversos setores de atuação).

Por outro lado, considerando número de vagas oferecidas, e a periodicidade que os poderes públicos, estadual e municipal de saúde e educação abrem concursos para a seleção de Psicólogos, ainda exigem-se grandes esforços para se chegar próximo do atendimento das demandas crescentes.

                Na iniciativa privada, considerando o número de anúncios publicados nos jornais locais ou aqueles constatados em agências de emprego e outros, o exercício da profissão não é previsto. Contudo, por meio da modalidade de autônomos, a oferta de serviços, na sua maioria, se restringe aos consultórios particulares que, a muito custo, conseguem arcar com as suas despesas operacionais.

Tendo isso em vista, o perfil do profissional formado pelo Curso de Psicologia da Universidade Braz Cubas é delineado pela formação do profissional e do pesquisador de Psicologia, por meio de um aprimoramento contínuo, de modo que sejam aptos para desenvolver ações de promoção da saúde, como também éticos e comprometidos com as necessidades sociais.

O Curso de Psicologia da UBC ainda pretende que os profissionais aqui formados tenham uma formação generalista com o domínio de conhecimentos teórico-práticos e com a capacidade de aplicá-los em diferentes contextos, produzindo novos conhecimentos de maneira a promover a qualidade de vida de indivíduos e grupos. Dessa forma, trata-se de um profissional que será capaz de compreender e identificar os pressupostos que norteiam as concepções teóricas, bem como as práticas psicológicas, desenvolvendo uma consciência crítica dos efeitos de seu trabalho no âmbito social.

Mercado de trabalho:

Atualmente, o psicólogo está presente em diferentes atividades profissionais, que buscam uma melhor qualidade de vida ao ser humano, por isso seu campo de atuação é abrangente, trabalhando em empresas públicas e privadas, instituições de saúde e escolares e como profissional liberal. O mercado de trabalho do psicólogo tem se expandido constantemente, propiciando novas áreas de especialização, como a psicologia hospitalar, social, jurídica, psicologia de trânsito, do esporte, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Neuropsicologia, além das áreas clássicas, como psicologia escolar, clínica e trabalho.

Assim, tentando assegurar a inserção do profissional recém formado, o Curso de graduação em Psicologia da Universidade Braz Cubas tem como meta central a formação do psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, e deve assegurar uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos:

I - construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;

II - compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;

III - reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico;

IV - compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;

V - atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;

VI - respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia;

VII - aprimoramento e capacitação contínuos.

 Sites interessantes

www.crpsp.org.br

www.cfp.org.br

www.pol.org.br/

www.bvs-psi.org.br

Coordenador
Profª. Lilian Suzuki
Telefone: 55 11 4791-8287
E-mail: lilian.suzuki@brazcubas.br

Breve currículo: Possui Graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos. É especialista em Psicanálise pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como docente nas Universidade Braz Cubas (UBC), Universidade São de Paulo (USP), Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) e Centro de Estudos Avançados e Treinamento / Trânsito (CEAT). Supervisora em Psicologia para o Serviço de Medidas Sócioeducativas em Meio Aberto. Psicóloga e Supervisora Clínica.

Coordenação de TCC

Diogo Arnaldo Correa

Psicólogo. Doutorando em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado e Licenciado em Psicologia pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes-SP. Especialista em Logoteoria e Logoterapia Clínica pela SOBRAL - Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana - da qual é Presidente. Foi graduando do Curso de Teologia (interrompido) pela Faculdade Dehoniana em Taubaté-SP e é formado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Santa Teresinha em São José dos Campos-SP. É Docente e Responsável Técnico do Serviço-Escola do Curso de Psicologia da Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes-SP e Orientador Psicopedagógico do Instituto de Teologia e Filosofia Santa Teresinha (ITEFIST) de São José dos Campos-SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica (Logoterapia, Psicoterapia Fenomenológico-Existencial e Psicologia da Religião).

Supervisão/Orientação de Estágio

Adriana Soares Freitas de Souza

Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde obteve o título de Mestre em Educação: Psicologia da Educação (2009) e de especialista em Magistério do Ensino Superior (2007). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2002) e em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1997). Membro do grupo de pesquisa: Escolarização Inicial e Desenvolvimento Psicológico (EIDEP), atuando na linha de pesquisa: Compreensão social em crianças da educação infantil, com ênfase no desenvolvimento da teoria da mente, na PUCSP. É professora do curso de Psicologia da Universidade Braz Cubas e supervisora de estágio em Psicologia Escolar no CEPA - Centro de Psicologia Aplicada da UBC. Tem experiência na área da Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nas seguintes áreas: formação do psicólogo escolar, formação de professores, relações sociais, ensino-aprendizagem, desenvolvimento sociocognitivo e educação infantil.

Ana Maria Guirado Gonçalves Balest

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2005) e graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1981). Atualmente é professora da Universidade Braz Cubas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Escolar/Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, gênero, psicologia educacional e desenvolvimento pessoal.

Diogo Arnaldo Corrêa

Psicólogo. Doutorando em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado e Licenciado em Psicologia pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes-SP.

Fabio Guedes de Souza

Possui graduação em Psicologia pela Sociedade Civil de Educação Braz Cubas (UBC-Universidade Braz Cubas) (2001) e especialização em Didática do Ensino Superior pela Sociedade Civil de Educação Braz Cubas (UBC-Universidade Braz Cubas) (2011) e Saúde Mental e Qualidade de Vida no Hospital Geral pela Universidade Federal de São Paulo (2006). Atualmente é Professor da Sociedade Civil de Educação Braz Cubas (UBC-Universidade Braz Cubas) e Colaborador da Universidade Federal de São Paulo e do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Possui experiência na área de Psicologia Aplicada à Psiquiatria. Atuando principalmente nos seguintes temas: Burnout; Esquizofrenia e Saúde Mental.

José Rossi

Psicólogo. Especialista  em  Didática para o Ensino Superior. Atua como Psicólogo Organizacional com foco na Saúde do Trabalhador

José Eduardo Assunção Azevedo

Psicanalista, atua no consultório particular, leciona psicologia clínica e psicanálise e realiza intervenções nas áreas de Saúde Mental, atendimento a vítimas e Direitos Humanos. Doutorando em Psicologia Clínica, mestre na área de Psicologia Clínica e especialista em Direitos Humanos. Realiza pesquisas e atuações que envolvam: psicanálise, psicologia clínica e social, direitos humanos, saúde mental e coletiva e cidadania.

Laura Fernandes Merli

Graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2012) e Doutorado em andamento pela Universidade de São Paulo. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Psicodiagnóstico.

Leni Leonor Nelli de Miranda

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1978), graduação em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1989) e mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Braz Cubas, professor auxiliar da Universidade de Mogi das Cruzes e psicóloga - Colégio Integrado Objetivo. , atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, ensino fundamental, depressão, professores e sexualidade.

Marcus Vinícius Rezende Fagundes Netto

Psicanalista, graduado em Psicologia e Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - MG. Pós- graduado em Psicanálise, subjetividade e cultura pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina da USP e mestrando em Pesquisa e Clínica em psicanálise pela UERJ. Atualmente, é psicólogo do setor de oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e docente do curso de psicologia da Universidade Braz Cubas.

Tania Del Tedesco

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Braz Cubas (1979), especialização em Psicologia Social das Organizações, pelo Instituto Sedes Sapientae e atualmente é professora no curso de Psicologia da Universidade Braz Cubas e do Curso de Especialização em Psicologia Organizacional na Universidade de Mogi das Cruzes - contratada pela FAEP - Fundação de Amparo e Pesquisa.

Tania Maria Guedes Henriques

Psicóloga. Mestre em Psicologia. Consultora em Psicologia Organizacional com foco na Saúde do Trabalhador.

Nome do Professor

Titulação

Formação Acadêmica

Adriana Soares Freitas de Souza

Mestre

M= Psic. Educação

E= Mag. do Superior

G= Pedagogia e Psicologia

Ana Maria Guirado Gonçalves Balest

Especialista

 

E= Psicopedagogia

G= Psicologia e Pedagogia

 

David Sergio Hornblas

Mestre

 

M= Educação

G= Psicologia

 
 

Diogo Arnaldo Correa

Mestre

 

M= Psicologia Clínica

E= Logoterapia

G= Psicologia

 

Eliana Vianna Brito Kozma

Doutor

D= Linguistica Aplicada Estudos da Linguagem

M + Lingua Portuguesa

E= Linguistica Aplicada Ensino Inglês

G= Pedagogia e Letras

Fabio Guedes de Souza

Especialista

E= Didática para o ensino superior

G= Psicologia

 

Francisco Carlos Franco

Doutor

D= Psicologia da educação

M= Psicologia da Educação

G= Educação Artística

Jose Eduardo Assunção Azevedo

Mestre

M= Psicologia Clínica

E= Direitos Humanos

G= Psicologia

José Rossi

Especialista

 
 

Karen Thomsen Correa

Especialista

E= Psicologia Infantil e Hospitalar

G= Psicologia

Laura Fernandes Merli

Mestre

 

M= Psicologia Clínica

G= Psicologia

 

Leni Leonor Nelli de Miranda

Mestre

M= Tecnologias e Educação

E= Metodologia Ensino Superior

G= Psicologia e Pedagogia

Leticia de Souza Lucas

Mestre

M= Saúde Coletiva

E= Teoria Psicanalítica

G= Psicologia

 

Lilian Suzuki

Especilaista

 

E= Teoria, Técnica e Estratégias Especiais Psicanálise

G= Psicologia

 

Marcia Regina Grisaro Franco

Mestre

M= Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação

E= Língua Inglesa/ Sintaxe semântica da Língua Portuguesa

G=  Letras

Marcus Vinicius Rezende Fagundes Netto

Especialista

E= Psicanálise Subjetividade e Cultura; Psicologia Hospitalar

G= Psicologia, Letras

 

Maria Magaly Marques de Campos Carneiro

Mestre

M= Saúde Coletiva

E= Teoria Psicanalítica

G= Psicologia

Marina Alvarenga

Mestre

 

M= Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação

E= Metodologia Ensino Superior

G= Ciências Sociais

 

Marly Unello Rosinha

Mestre

M= Biologia Funcional e Molecular

M= Semiótica, teorias da Informação e Educação

E= Psicodrama Aplicado á Educação

G= Ciências Biológicas

Pedro Luis Batista Tomasulo

Doutor

D = educação

M= Educação

G= Ciências Biólogicas

Silvia Ludin Motta de Morais

Mestre

M= Semiótica, Tecnologia Informação e Educação

E= Planejamento e Marketing

G= Psicologia e Pedagogia

Tania Del Tedesco

Especialista

 

E= Psicologia Social das Organizações

G= Psicologia

 

Tania Maria Guedes Henriques

Mestre

M= Psicologia Escolar

E= Metodologia de 3º Grau

G= Psicologia

 

Vivian Cristiane Fernandes

Mestre

M= Ciências. Área de Concentração Arqueologia

E= Gestão Ambiental

G= Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho

O curso de Psicologia da Universidade Braz Cubas baseia sua formação nos seguintes princípios e compromissos:

·        Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;

·        Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;

·        Atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;

·        Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas;

·        Aprimoramento e capacitação contínua;

·        Promoção de condições que visem a eliminar a opressão, a marginalização e a exclusão do ser humano;

·        Empenho na construção de uma sociedade livre, justa, solidária e pluralista,  baseada no respeito à dignidade e integridade do ser humano.

Visando organizar conhecimentos, habilidades e competências, o curso de Psicologia da UBC, em consonância com as Diretrizes Curriculares, tratou de garantir, uma posição de equilíbrio entre as muitas dicotomias que ainda se alojam no interior de nossa área, e de preservar a diversidade de perspectivas teóricas e metodológicas no estudo dos fenômenos psicológicos e suas múltiplas interfaces com as ciências da vida e com as ciências humanas e sociais.  Na elaboração do seu projeto pedagógico, o Curso de Psicologia da Universidade Braz Cubas, pautou-se por um extenso e minucioso exame dos procedimentos implicados nas atividades profissionais, previstos tanto para seus perfis de formação quanto para sua ênfase curricular. Devidamente apurados esses procedimentos foram, conforme o estabelecido pelas Diretrizes Curriculares, equacionados em termos de Competências e Habilidades. Este levantamento prévio permitiu que fosse efetivado o planejamento de uma formação firmemente baseada no desenvolvimento de desempenhos profissionais, sem que se descuidasse daqueles voltados para a pesquisa e o desenvolvimento científico da Psicologia.

O curso estabeleceu um amplo e diversificado conjunto de atividades e estágios que devem fornecer elementos para a aquisição das competências, habilidades e conhecimentos necessários ao exercício profissional. Essas atividades estão projetadas para, de forma sistemática e gradual, aproximar o formando do exercício profissional correspondente às competências previstas para a formação.

Para consecução de seus objetivos, o curso de Psicologia da Universidade Braz Cubas, prevê as seguintes atividades:

·        Aulas, conferências e palestras;

·        Exercícios em laboratórios de Psicologia;

·        Observação e descrição do comportamento em diferentes contextos;

·        Consultas supervisionadas em bibliotecas para identificação crítica de fontes relevantes;

·        Aplicação e avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas;

·        Visitas documentadas através de relatórios a instituições e locais onde estejam sendo desenvolvidos trabalhos com a participação de profis­sionais de Psicologia;

·        Projetos de Extensão universitária e eventos de divulgação do conhecimento, passíveis de avaliação e aprovados pela instituição;

·        Práticas integrativas voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências em situa­ções de complexidade variada,  representativas do efetivo exercício profissional, sob a forma de estágio supervisionado.

O Curso de Psicologia da Universidade Braz Cubas é composto por conteúdos que objetivam o desenvolvimento de competências e habilidades básicas, definidas de acordo com um conjunto de princípios e compromissos, e visam estabelecer uma base homogênea para a formação em psicologia no país além de uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia enquanto área de conhecimento e campo de atuação; também incorpora aos seus perfis de formação Ênfases Curriculares, conjunto de competências e habilidades específicas que visam dotar o egresso de uma autonomia para o levantamento de necessidades, para o planejamento, oferta e realização de seus serviços.

Matriz curricular

Período

Atividades de Ensino - Aprendizagem (Componentes Curriculares)

Formação Geral (Nivelamento Leitura e Produção de Texto)

Genética do Comportamento

Bioestatística

 Tópicos Essenciais Psicologia

Fenômenos e Processos Psicológicos Básicos

Projeto Integrador I

Atividades Complementares 1

Psicologia e Sociedade

Psicologia do Desenvolvimento Humano A

Psicologia Experimental A         

Neurociências         

Projeto Integrador II

Atividades Complementares 2

Psicologia e Políticas Públicas      

Psicologia do Desenvolvimento Humano B

Psicologia Experimental B

Psicologia da Personalidade A        

Projeto Integrador III

Atividades Complementares 3

Psicologia e Deficiência

Psicologia da Personalidade B

Psicologia Escolar

Técnicas de Avaliação Psicológica A

Projeto Integrador IV

Atividades Complementares 4

Psicologia Social 

Psicopatologia A: Exames Psíquicos

Psicologia do Trabalho e Saúde do Trabalhador

Técnicas de Avaliação Psicológica B

Projeto Integrador V 

Atividades Complementares 5

Psicologia do Escolar e Problemas de Aprendizagem

Psicopatologia B: Intervenções Clínicas

Psicofarmacologia

Psicologia Institucional

Dinâmica e Fenômenos Grupais

Projeto Integrador VI

Atividades Complementares 6

Psicoterapia Fenomenológica Existencial

Optativa

Psicoterapias Comportamental e Cognitiva

Teorias Psicodinâmicas

Projeto Integrador VII

Atividades Complementares 7

 ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO

Orientação Vocacional

Psicologia sem Fronteiras

Atenção Psicossocial à Infância e à Adolescência

Projeto Integrador VIII

Atividades Complementares 8 

Estágio Ênfase Psicologia e Processos Processos de Gestão

 Estágio Ênfase Psicologia e Processos Educativos

Estágio Ênfase Psicologia e Processos Clínicos

Projeto Integrador IX

Atividades Complementares 9

Estágio Ênfase Psicologia e Processos de Gestão

 10º

Estágio Ênfase Psicologia e Processos Educativos

Estágio Ênfase Psicologia e Processos Clínicos

Projeto Integrador X

Atividades Complementares 10

 
 

Optativa 1? Libras

 

Optativa 2 -  Psicoterapia aliada à Terapia Assistida por Animais 

   

Laboratórios de especialidades:

O curso de Psicologia da Universidade Braz Cubas (UBC) conta com Laboratório de Psicologia Experimental destinado para a prática das disciplinas Psicologia Experimental A e B; e um Biotério para manejo, alojamento e reprodução de ratos e camundongos destinados ao uso em pesquisas, aulas práticas, trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica.

Clínica de Psicologia:

O curso tem à disposiçãoClínica de Psicologia que oferece atendimentos psicológicos ? psicoterapia individual para crianças, adolescentes e adultos -  aos membros da comunidade de diferentes segmentos.

Biblioteca:

O acervo da bibliografia básica do curso de Psicologia possui, no mínimo três títulos por unidade curricular, e está disponível aos alunos na proporção média de um exemplar para a faixa de 10 a menos de 15 vagas anuais pretendidas, de cada uma das disciplinas. Além disso, possui seu acervo de bibliografia complementar com pelo menos, três títulos por disciplina, com 5 (cinco) exemplares de cada título. Há que se ressaltar que alguns títulos podem ser encontrados ainda na biblioteca virtual.  Finalmente, o aluno tem acesso à periódicos especializados, indexados e correntes, sob a forma impressa ou virtual, a maioria deles com acervo atualizado em relação aos últimos 3 anos.

Multimídia e acesso à internet

Os alunos também têm à disposição os equipamentos dos Laboratórios de Informática, que podem ser utilizados para elaboração de trabalhos (digitação e impressão), além de pesquisas na Internet, realizadas nos terminais da Biblioteca. A UBC também possui um Departamento de Audiovisual, dotado de retroprojetores, projetores de slides, vídeo, TV, aparelhos de CD e multimídia. A universidade tem também rede de comunicação via Internet própria e biblioteca com acervo diferenciado, incluindo livros, periódicos científicos, jornais, revistas, publicações em mídia e vídeos.

Ao longo de dez semestres de curso, o aluno desenvolve diversas atividades práticas através do Projeto Integrador, atividade que visa convergir os conteúdos de cada semestre letivo para uma atividade prática acadêmica, para que os alunos apliquem os conteúdos na prática, desenvolvendo atividades que auxiliem em sua formação profissional.

Estágio curriculares: Visando assegurar o contato do formando com situações, contextos e instituições, o curso de Psicologia da Universidade Braz Cubas (UBC) programou-os para permitir que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais. As supervisões e/ou orientações dos estágios serão diretamente executadas por membros do corpo docente do curso, podendo ser realizadas individualmente ou em grupo. Os estágios curriculares estão estruturados em dois níveis - básico e específico - cada um com sua carga horária própria.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):

A Resolução nº 8 do CNE/CES de 7 de maio de 2004, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, não preveem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), porém no Curso de Psicologia da UBC trata-se de uma atividade obrigatória e refere-se a um projeto científico a ser realizado pelo estudante.

Reconhecendo a importância dos paradigmas da pedagogia moderna, a Universidade Braz Cubas insere o TCC na matriz curricular do seu curso de Graduação com o objetivo de oferecer aos alunos a oportunidade para articular o conhecimento construído ao longo do curso em torno de um tema organizador, realizando pesquisa científica e elaborando Relatório Final sob orientação direta de um professor, que poderá ser entregue na forma de um artigo científico ou nos moldes de uma monografia.

Atividades Complementares: Desdobram-se em três níveis, isto é, sob a forma de ensino, pesquisa e extensão, a se realizar nas instituições próprias e conveniadas da IES, bem como em outras instituições de notória reputação. Estas atividades têm como principal objetivo incentivar a participação dos alunos em experiências diversificadas que possam contribuir para a sua formação profissional. As cargas horárias obtidas pelos alunos têm relação direta com os princípios fundamentais do curso e são computadas semestralmente no Histórico Escolar do aluno, desde que devidamente comprovadas e observando as diretrizes do regulamento específico.

Cursos, Palestras e Eventos

O curso de Psicologia da Universidade Braz Cubas participa anualmente do ENCIBRAC Encontro Científico da Universidade Braz Cubas com palestras, workshop e apresentações trabalhos de professores e alunos. O curso de Psicologia oferece anualmente a Semana de BioPsico e, ao longo dos semestres, Jornadas Acadêmicas contribuindo para a formação de profissionais pró-ativos com capacidade técnica, gerencial e administrativa, além de permitir a aproximação dos estudantes com o mercado de trabalho e as novas tecnologias nas diversas áreas de atuação. O curso também participa de eventos municipais das Cidades de Suzano e Mogi das Cruzes.